top of page

Pressão alta: como prevenir

Você sabia que a hipertensão é uma das doenças crônicas mais comuns do mundo? Por conta da alta incidência, é também uma das que mais recebem atenção médica e políticas específicas. Aqui no Brasil, por exemplo, o Governo Federal atua em conjunto a várias organizações, como a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), para promover políticas públicas de combate à pressão alta; em 2018, estima-se que os gastos públicos diretos com atendimento às pessoas com doenças hipertensão arterial superou os R$ 2 BILHÕES.


Pressão Alta

Definida como a condição em que a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias é muito alta, a hipertensão geralmente ocorre quando a pressão arterial está acima de 14/9.


A hipertensão arterial é uma doença crônica e tem seus efeitos agravados quando o tratamento e as demais orientações deixam de ser seguidas corretamente. 


O melhor caminho é a prevenção! Mas há um momento correto para isso. Pessoas com histórico familiar devem adotar as medidas preventivas o quanto antes para que a doença não se instale no organismo. 

A prevenção é feita através de medidas simples, mas exige esforços pessoais na promoção de um estilo de vida mais saudável. Descubra agora como você pode evitar o aparecimento da condição: 


Praticar exercícios físicos regularmente

    Exercitar-se com frequência auxilia no controle da pressão arterial e no combate à obesidade, que é um fator de risco para a hipertensão. É essencial se consultar com um médico de confiança para examinar qualquer possível condição de saúde, além de obter as orientações sobre quais atividades são mais indicadas para cada caso. De forma geral, pessoas saudáveis podem começar caminhando ou pedalando, exercícios aeróbicos muito importantes. Apesar disso, a musculação também pode ser excelente no combate à hipertensão, pois fortalece o coração e trabalha na circulação sanguínea. 


Evitar tabagismo e bebidas alcoólicas 

    O hábito de fumar aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame, além de comprometer a circulação sanguínea. O consumo excessivo de álcool também não é indicado, pois é um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.

    Evite hábitos prejudiciais à saúde, especialmente os relacionados a vícios. 


Alimentação saudável é essencial

    É isso mesmo: não dá para fugir da alimentação balanceada quando falamos de prevenção de doenças e promoção do bem-estar físico. Provavelmente você já sabe, mas é sempre bom lembrar que garantir a ingestão adequada de nutrientes é fundamental para o bom funcionamento do organismo - inclusive, para prevenir a hipertensão.

    Tenha uma alimentação à base de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, carnes magras e gorduras naturais. Reduza o consumo de sal o máximo possível; se precisar, invista nos temperos naturais para dar mais sabor aos pratos. Ervas como manjericão, orégano, tomilho e alecrim são excelentes opções!


Diminua o estresse

    Um dos principais fatores de risco para a hipertensão é o estresse. Quando estamos estressados, os níveis de hormônios como cortisol e adrenalina no sangue aumentam, e ambos são responsáveis por elevar a pressão arterial. 

    Por isso, manter um estilo de vida equilibrado que permita momentos de lazer e  descanso é muito importante para combater a hipertensão. Invista numa rotina tranquila, evite o estresse e, caso necessário, não hesite em buscar ajuda terapêutica, como psicólogo e psiquiatra. 


Rapaz relaxando


Acompanhamento médico periódico

O acompanhamento médico periódico é essencial para fazer o diagnóstico precoce, caso você venha a desenvolver um quadro de hipertensão arterial. A detecção na fase inicial facilita o controle e o tratamento da doença.


É muito importante seguir as orientações de seu médico de confiança. Ah, todas as medidas preventivas agora passam a ter um papel fundamental no controle da hipertensão arterial. Além disso, caso necessário, o seu médico poderá receitar medicamentos para que seja feito o controle dos níveis da pressão arterial. Siga o tratamento corretamente e evite complicações futuras desencadeadas pela falta de controle no uso dos medicamentos. Em breve traremos mais dicas por aqui!


Se você está em tratamento de hipertensão, a organização dos medicamentos pode auxiliar bastante no sucesso do tratamento. O dispositivo da RenovatioMed está à disposição para te ajudar a otimizar o tratamento! Confira aqui: https://www.renovatiomed.com.br/


RenovatioMed


Fontes:



Portal Cardio. Combate à hipertensão e políticas públicas é tema de evento promovido pela SBC. https://www.portal.cardiol.br/post/combate-%C3%A0-hipertens%C3%A3o-e-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-%C3%A9-tema-de-evento-promovido-pela-sbc


Omron. Estresse e pressão alta: entenda esta relação. https://conteudo.omronbrasil.com/estresse-e-pressao-alta/

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa newsletter

e fique por dentro das novidades

bottom of page